domingo, 6 de maio de 2012

A Caminho de Jerusalém - Jan Guillou


Minha Avaliação
Esse livro faz parte da série - As Cruzadas - e nesse primeiro livro conhecemos a vida de Arn, desde antes de seu nascimento até seu destino que o conduz a Ordem dos Templários.
Notei que livros sobre templários e guerras antigas, normalmente seguem o mesmo caminho, desde a infância do personagem principal até o fim ou a continuação de seus descendentes. O que faz com que um único livro passe em um tempo de vários anos. Gosto da maneira como eles conseguem ultrapassar os anos sem sentirmos que faltou algo a acrescentar.

Gostaria de relatar algo sobre todos os personagens, mas como são uns quantos melhor falar de maneira geral; informo que dificilmente você se perderá ao ler o livro, pois alguns morrem no decorrer das páginas.

Bem a história me encantou quando comecei a entender e descobrir os motivos que levaram Sigrid a prometer seu filho ao caminho do Senhor, nessa parte pensei que não gostaria do livro por ser tão voltado a igreja católica, mas ai entendi que naquela época tudo isso acontecia e conforme avançamos nas páginas entendemos os motivos e as decisões que os personagens tomaram. Arn foi criado pelos monges e lá ele aprendeu muito com os ensinamentos e treinamentos que recebeu, mas como eles ainda não sabiam o que Deus queria dele, o mandaram voltar a casa paterna e viver no mundo que lhe tinha sido tirado. Inocentemente ele passou por muitos momentos ruins e bons, até entender um pouco do mundo fora das paredes do mosteiro.

Conseguiu se entender com a família e os amigos, trazer honra para a família e até se apaixonar, no entanto ele ganha uma rasteira do destino e tudo muda. Queria poder contar mais sobre tudo que engloba esse livro, as buscas pelo poder que os homens vivem correndo atrás, as muitas pessoas analfabetas, as decisões da igreja para com as decisões que alguns querem em seu favor, os pecados que não são tão graves, mas que dependendo como foi realizado se tornar quase imperdoáveis, as interpretações que colocaram sobre a bíblia, o medo e as dúvidas que Arn sentia vivendo no mundo dos homens. E como a vida pode ser injusta.

Jan Guillou me cativou em muitos momentos e em outros se tornou um pouco cansativo quando nos apresentava o motivo sobre as terras e conquistas, mas no fim do livro notei que sem elas não teria entendido nada do que li ao final, realmente ele nos enreda por suas palavras e mesmo que uma página se torne cansativa na próxima ele compensa com uma situação inusitada.
Eu gostei do autor e em breve trarei a resenha do segundo volume: O Cavaleiro Templário

Quotes que separei para vocês:

"Nenhum castelo pode ser construído para ser inconquistável. Desde que haja uma razão forte, o lar de qualquer homem pode ser arrasado e incendiado." (pg. 43)

"Ler é a base de toda a sabedoria." (pg. 120)

Beijokas Elis!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!