terça-feira, 21 de julho de 2015

Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle (vol. 1)

*Editora Melhoramentos*

Adicione no Skoob

Título: Vango - Entre o Céu e a Terra
Autor/a: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
Páginas: 360

Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. 

Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

******************

Um livro juvenil que conquista o leitor. Primeiro ele nos ganha na edição, páginas amarelas, fonte ótima e de uma cor que só melhora a leitura, diagramação bem elaborada e uma capa curiosa, confesso que vendo na livraria seria mais fácil meu marido se encantar, mas estou feliz de ter conhecido a obra, que já está me dando saudade.

Vango a princípio é um órfão encontrado com sua babá em uma ilha, ela diz não recordar nada, mesmo que nas linhas saibamos que ela recorda cada momento. Ela revela que somente lembra de a chamarem de Mademoiselle. A partir daqui eles viram moradores da ilha e Vango um jovem que ama se aventurar, vai crescendo e se transformando num jovem habilidoso. 

No dia em que decide se tornar padre e fazer seus votos ele perseguido pela polícia que o acusa de um crime. Vango foge pois ele tem uma doença que na época identificam como paranóia, ou seja, mania de perseguição. Em sua fuga e busca por ajuda, ele descobre que alguém deseja eliminá-lo e que o culpa pela morte de uma pessoa que ele ama, somente porque encontraram seu nome na cena do crime.

Daí em diante, somos levados por vários lugares, conhecemos melhor os personagens e torcemos pelos heróis e até um pouco por um certo anti-herói. A trama é bem elaborada e os pontos vão se ligando de uma maneira surpreendente. Quando notamos estamos na última página com o gancho para o próximo volume e já com saudades. Minha curiosidade é tamanha, que não vejo a hora de descobrir quem é Vango e porque o perseguem.

Uma aventura que para quem tem imaginação é algo sensacional. A maneira com que o personagem principal cria laços de amizades e amor é incrível. Eu já o amo sem nem conhecê-lo totalmente, tamanha o carisma e o magnetismo de seus pensamentos e ações. Com certeza recomendo aos jovens e aos adultos sonhadores. A parte histórica ficou leve e interessante, não há como deixar de aprender sobre a época e os problemas que houveram.


Beijos Elis!!!!

3 comentários :

  1. oi flor, o livro tem uma proposta interessante que chamou a atenção desde o começo, é bom saber que ele é tudo isso e um pouco mais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elis, eu gostei muito do livro quando o li, há muita aventura e personagens cativantes, sem contar que a gente torce pelo Vango o tempo todo! Gostei muito da ambientação, do período entreguerras, enfim, é um livro que tenho recomendado bastante. Dois abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, apesar de falarem tao bem deste livro, ainda não me empolguei com a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!