sexta-feira, 8 de agosto de 2014

#Intriga – Anna Godbersen [vol. II]



Adicione no Skoob

Título: Intrigra
Série: O Luxo
Volume: 2
Autor/a: Anna Godbersen
Editora: ROCCO
Páginas: 392

AVISO!!! 
PODE CONTER SPOILER DO PRIMEIRO VOLUME!!!

Esse é o segundo volume da série O Luxo (leia a resenha do primeiro volume AQUI), como temos mais dois livros pela frente, encarei Intriga como um preparo para o posterior. Acompanhamos a evolução de alguns personagens como: Lina Broud e Penelope Hayes, assim como o declínio de outros, exemplo: Henry Schoonmaker.

“Lina caminhou por entre a grama branca e marrom e as árvores desfolhadas da Union Square como uma menina que acabara de comprar um casaco de pele novo, o que de fato fizera. Ele era feito de lã persa, com uma gola alta de chinchila, e Tristan a ajudara a escolhê-lo aquela manhã. Lina estava tentando caminhar como Elizabeth Holland: como se sentisse uma sublime indiferença ao frio e às meninas com roupas menos sofisticadas que olhavam admiradas para as ricas peles que ela usava num simples passeio, e para a criada que a seguia obedientemente. É claro que ela não era sua criada de verdade; mas Lina, por preocupação, pedira que sua irmã andasse atrás dela hoje.” (pg. 268)

Sem dúvida alguma encontraremos emoções no livro, porém elas se condensam ao final, nos preparando para uma sequencia de reviravoltas e um belo gancho para Inveja, o terceiro volume da série. Além disso, nas últimas páginas da obra, a autora fecha no auge do clímax, o que combinou muito bem com todo o enredo e nos deixa com a sensação de inquietude, enquanto não comprarmos a sequência.

Ao corrermos a trama, nos aprofundamos na fuga de Elizabeth com Will e os frutos desse amor proibido, além da dolorosa guerra entre Diana e Penny (Penelope Hayes), a pressão que Henry sofre do pai para encontrar uma esposa à altura, a derradeira miséria da família Holland e a ascensão de Lina na alta sociedade, culminando em um final que abalará com as estruturas de todos os personagens da trama (entendem a dimensão que o terceiros volume trará?).

“Sua voz ficou quase inaudível quando ela disse essa última parte. Ela torceu para que Diana compreendesse e concordasse em ajudar com a farsa.” (pg. 109)

A tática de Anna foi excepcional a meu ver. No primeiro livro ela nos apresenta o terreno, nesse, ela deixa tudo preparado para o que pode vir, atiça nossa curiosidade e, mesmo assim, ainda deixa nosso coração palpitando em busca de respostas e ansiando por um desfecho digno e, para minha pessoa, tenho total confiança de que ela poderá nos proporcionar momentos ainda mais perfeitos.

Como sempre, a editora ROCCO nos surpreende com uma capa maravilhosa e perfeito designer e acabamento. As citações de estudos, jornais e diários da época continuam no início de cada capítulo. O livro segue com a mesma fonte e mesmo tamanho. Da parte técnica a editora está de parabéns, o livro nesse requisito exala capricho.

É claro que recomendo a leitura. Sentimos a evolução tanto da escritora, quanto das personagens. Mesmo sendo um livro de época, lendo, nos sentimos completamente habituados com o clima e o comportamento daquele tempo.

Vou dar uma palhinha para vocês:
“(...) Os olhos de Penelope se encheram de lágrimas e ela observou os convidados, grata por eles estarem ali, testemunhando seu triunfo.” (pg. 384)



Gostaram da sequência? Deixem sua opinião sobre o livro...

Beijos e abraços da Nat!!

Um comentário :

  1. ainda não consegui sentir empatia pelo livro!
    acho que não leria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!