quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Quase Me Despedindo

Olá Leitores(as),




Hoje venho dividir com vocês uma história que está mudando. Não gosto de reclamar ou dividir problemas por aqui, mas como é relacionado com o blog, lá vamos nós.

O blog está entrando numa nova fase. Até hoje eu lia como uma condenada, para agradar todos e poder manter minhas parcerias, jogue a primeira pedra, quem não faz muita coisa por causa das amadas parcerias.

Eu sou leitora e amo ter a parceria da Arqueiro e da Novo Conceito, mas sei que do jeito que anda com renovações a cada seis meses é capaz de não estar na próxima seleção. Então o blog vai girar em torno deles, porque são eles que me mantém aqui. A descoberta de todos mês poder curtir leituras novas e opinar sobre elas, não há sensação melhor.

Me desculpe o pessoal da literatura nacional em editoras menores e autores independentes. Mas o tempo hoje em dia é precioso e eu estou deixando muito do meu tempo para algo que não tenho retorno. Sim, podem pensar, que guria mais interesseira. Estou me sentindo assim, também. Mas a diferença é que as editoras que mencionei deixam eu falar o que realmente achei do livro, não tenho que ficar cheia de dedos. Posso falar a real e isso me faz bem.

Esse ano por duas vezes deixei de falar de livros que não gostei, porque as editoras e os autores teriam a perder com minhas palavras. Mas olha o blog nem tem muito acesso, não entendi o medo e o pedido para não me pronunciar.

Eu gosto de falar o que sinto sem ter medo ou ser impedida de fazer o mesmo. Por isso manterei o blog só com o que eu estiver afim. Estou esgotada e cansada de pensarem que podem me calar. Poxa, esse espaço é meu e eu público o que desejar. Imaginem que para eu chegar a um patamar desse eu estou no mal mesmo. E outra coisa que tenho pavor, é ficarem me cobrando leitura. 

É ótimo as editoras mandarem e falarem, se não ler, não mando mais. Pronto, simples. Eu não leio, não ganho mais. Não preciso ficar me desdobrando em mil para participar de algo. Só tenho de ler e expressar a minha opinião.

As parcerias com blogs também se finalizam aqui. Acabou a história de ficarem me cobrando visita. Eu visito quando posso, não tenho tempo livre para ficar visitando e comentado por obrigação. Poxa, isso deve ter atingido alguém legal.  Bem o caso é o seguinte, amo visitar blogs e ler. Não é isso que me chateia, o que me chateia é me sentir obrigada a comentar. Eu visito e comento blogs muito bons, inclusive os que eu tinha parceria e claro que continuarei visitando e comentando, afinal sou leitora. Mas não comentem com segundas intenções. Comentem aqui por realmente leram o post e gostaram do que falei. 

Espero que as pessoas que me conhecem saibam entender o que eu digo e não fiquem magoadas. Se ficarem, de repente a amizade não era o que eu esperava. Depois de falar tudo o que está escrito aqui e me sentir mal pela pessoas que vão se sentir chateadas comigo, porque eu sei que terão, e tenho sentimentos, tanto é que já estou sentindo mal estar, mas não deixarei de por pra fora o que eu quero que vocês leiam.

Continuarei desfrutando da minha estante com amor a literatura, participando de eventos e me reunindo com a galera. Mas não me sinto, mais no dever de ler e ter de analisar os livros. Me sinto livre para somente marcar como lido no skoob, sem ter de opinar ou dar estrelas. Me sinto livro para falar o que desejar dos livros que eu ler, seja com longas lamúrias ou poucas palavras. Somente manterei o padrão (resenha, skoob e avaliação) para as editoras Arqueiro e Novo Conceito, enquanto ainda tiver a parceria.

As análises dos meus colunistas continuarão a aparecer por aqui, mas no momento em que eu puder, já que eles jamais me obrigaram a publicar, faço por amor e porque confio nos gostos deles. Amo ele e elas de verdade e gosto de publicar as opiniões deles por aqui. Eles não tem nenhuma influência em tudo que falei. Nossa amizade é cultivada a parte e com muita alegria posso dizer.

Bem era isso e não sei quando minha consciência voltará a atacar, mas espero que seja somente dessa vez.

Beijocas Elis!!!!!

13 comentários :

  1. Oi Elis!
    Entendo perfeitamente sua decisão e dou o maior apoio.
    Realmente tem horas que as cobranças sufocam e nos tiram do foco do que devemos fazer de verdade que é a análise sincera de uma leitura, não somos obrigados a gostar de determinado livro.
    E em relação as parcerias... chato ter de comentar por comentar e pior, muitas vezes comentamos e as pessoas nem se dignam de retornar... absurdo! Comentamos quando podemos, temos oportunidade e gostamos do blog, concordo com você novamente.
    Tem total apoio e minha amizade sempre!
    Amo você!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. nesse momento suas atenções estão concentradas em outros problemas e isso é compreensível! sei que em breve esta de volta com toda a força em suas outras resenhas, o importante é se sentir bem com as leitura, até as coisas se organizarem fique bem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    Tu sabe que estávamos falando sobre isto outro dia e te comentei sobre tudo isto. Acredito que um blog é uma forma de ter um passatempo e quando começar a virar financeiro, então é um trabalho e aí pode-se exigir cobranças. Totalmente de acordo com tudo o que disse!
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que fiz quando fui lendo seu post foi soltar minha respiração bem devagar e sorrir. Porque sorri? Porque tem bem uns dois anos que deixei de fazer booktour, e deixei de fazer parceria com autores nacionais por medo dos mesmos. Sim, medo pungente. Fui ameaçada e foi bem tenso. Nossos autores nacionais são ótimos e lutam pra sobreviver do trabalho. Mas caramba, tem uns e outros por aí que não deveriam poder escrever nem em papel de pão, pelo jeito com que tratam os leitores e blogueiros. Que aflição. Então apoio os autores que fazem parte das minhas parcerias com editoras. Hoje em dia tenho parcerias somente com as editoras que quero e parei de surtar atrás de editoras que querem que eu faça meu trabalho de resenhas gratuitamente. Porque né? Não é porque amo ler que tenho de fazer marketing de graça.
    Você está certa Elis, e faço votos para que seu coração se acalme e que seu blog continue show, vai me ver sempre por aqui, como eu puder, que a vida é corrida. Fico triste pelo fim de nossa parceria mas te entendo.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Amiga...free...free...leve...e solta.
    Apoiada!

    Te adoro

    ResponderExcluir
  6. Puts Elis, vc teve coragem de dizer o que eu muitas vezes pensei, e esta tendo coragem de se "desapegar" das parcerias, algo que eu ainda não tive, pois eu sei q se eu desapegar já era RT, mas sabe boa sorte para nos duas! Um dia crio a sua coragem e a da Leticia =D
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  7. Elis assino embaixo de tudo o que disse porque sei como se sente. Essa obrigação de postar me fez ter uma crise com o blog no ano passado, em que cogitei até parar de vez de blogar, mas daí me decidi a limitar as parcerias - também não abro mão da Novo Conceito, a não ser que não me queiram mais, rsrs, foi a primeira editora a creditar naquilo que eu fazia, e isso não tem preço - não renovei a maioria delas e nem me inscrevi em novas, acho que estou conseguindo encontrar algum equilíbrio que ainda me faz ter prazer em blogar.

    É terrível esse sentimento de se sentir cobrado, pressionado por uma coisa que, na orgiem, e acredito que também foi seu caso, começou para compartilhar o amor pelos livros. Não tem de existir obrigações no amor, nunca.

    Apoio tudo o que disse. Dois abraços - e se precisar colocar fogo no mundo, conte comigo ;)

    ResponderExcluir
  8. Huhauha finalmente flor....huahua...apoiada 100%, e digo mais desapega geral ler por obrigação já eras. Leia o que goste, resenhe e comente o que te deixa feliz o resto será somente o resultado...rsrs. Feliz por você..Bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  9. Qual o sentido de ter um blog pessoal sobre livros e não poder escrever o que realmente pensa e sente?
    Com certeza, um blog vazio de emoção! Parabéns pelo desabafo!
    Sucesso e boas leituras!!!

    Annamaria

    ResponderExcluir
  10. Elis minha querida, tens meu total apoio e admiração por ter coragem de ter tomado uma decisão que vai te fazer melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis, siga o que diz o seu coração. Claro que eu fiquei muuuito triste ao ler sua postagem, já que sou escritora independente e éramos parceiras, mas entendo sua situação.
    O carinho que sinto por vc e o respeito pelo seu trabalho no blog, continuam!
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis!!

    É a primeira vez que visito o blog e já um post desse... tão verdadeiro!!
    Entendo totalmente você!!! Há um tempo me senti assim também e resolvi me permitir... rs levar o tempo que quiser para ler, ler o que quiser... e só postar quando e o que eu realmente estou a fim de conversar, de expor. Ter uma página para mim, livre, para conversar com os leitores. E estou gostando muito até agora!! rs Boa sorte para ti!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Por isso que eu não gosto muito de parcerias... São bem poucas mesmo.
    Odeio ser obrigada a ler algo que eu não quero. E outra.... Antes eu visitava os blogs das minhas amigas e amava comentar, pois assim como elas, comecei o blog com os livros que EU gosto, ou seja, nos tornamos amigas por termos gostos similares e de um tempo pra cá os blogs são feitos de parcerias, com livros que não se parecem em nada com os gostos das minhas amigas, a resenha sai forçada, não tem nada com a personalidade dela, acabou as resenhas engraçadas... Tudo por causa de mais livros que vão se amontoando na estante e ninguém lê... São apenas números... muitos livros esquecidos, apenas de enfeite na estante. #prontofalei

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!