segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón


Não sei bem como realizar a resenha desse livro, mas o que posso dizer é que após 410 páginas, fiquei pensando que: não era a minha hora para lê-lo ou não tive sorte na leitura.

O Jogo do Anjo se passa em sua maior parte em Barcelona, David Martín um garoto que não teve uma vida fácil e perdeu o pai cedo, consegue seus empregos devido a ajuda de seu amigo Vidal, que o considera um ótimo escritor e é da alta sociedade. A saúde David não está nada bem e ele resolve escrever um livro com o qual ele possa assinar o seu nome e em paralelo revisa um livro para ajudar seu amigo Vidal, afinal com a notícia catastrófica que recebeu ele quer deixar algo de bom ao amigo. Porém nessa única vez que tenta fazer algo por si mesmo sua obra não alcança um público desejado e vira um fracasso. Em compensação a obra de Vidal é um sucesso.

Com todo o acontecido David vai atrás de seu grande amigo Sempere está sempre por perto para ajudá-lo e consolá-lo, foi ele que nutriu seu amor pela literatura e quem lhe dá conselhos sempre que preciso.

Após o fracasso ele acaba assinando um contrato com um editor que ninguém conhece, mas paga muito bem. Conforme começa a escrever a encomenda dúvidas surgem e sua busca pela verdade o levará ao fundo do poço e fará com que perca pessoas importantes.

Ele cai numa teia de mentiras e dúvidas que o fará passar por momentos tensos, tristes e desesperadores. Claro que nem tudo são espinhos, em meio a todos os tumultos que ele vive, há os momentos de felicidades mesmo que curtos. Cristina e Isabella serão duas mulheres importantes em sua vida. Sempere pai e Sempere Filho serão grandes amigos. Agora quanto há Vidal, até agora me pergunto se ele realmente era um amigo tentando ajudar e que fracassou ou uma pessoa que fazia suas vontades devido ao seu poder.

"O talento natural é como a força de um atleta. Alguém pode nascer com maior ou menor capacidade mas ninguém chega a ser um atleta simplesmente porque nasceu alto, forte ou rápido. O que fez o atleta, ou o artista, é o trabalho, o domínio do ofício e a técnica. A inteligência inata é simplesmente munição. Para chegar a fazer alguma coisa com ela é necessário transformar sua mente numa arma de precisão." (pg.146)

A leitura tem partes muitos boas que nos deixam em dúvida e ávidos pela próxima página e tem outras partes que apesar de massantes são interessantes para o contexto da obra. O autor não me conquistou, afinal para mim o livro não acrescentou nada, além de que tudo que existe no mundo foi criado por alguém e que a fé pode ser somente a crença em algo que nos foi contado. Isso claro vai do ponto de vista de cada leitor. Achei o livro num todo bem escrito, mas sem aquele quê a mais que me faz correr atras das outras obras do autor.

"- Tudo é um conto, Martín. O que cremos, o que conhecemos, o que recordamos e até o que sonhamos." (pg.117)

Avaliação:
Beijokas Elis!!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!