domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dona Teresina e sua Vizinhança - Wilgner M. Santos


A leitura é totalmente hilária, nos deparamos com cada situação que ficamos de boca aberta. Um belo livro misturando realidade e ficção.
Tudo começa bem no início, desde o nascimento ao registro acontecem momentos inesperados.

"Orlinda quando zangada dava medo em qualquer um e para a surpresa da secretária a filhinha dela parecia estar lhe fuzilando com o olhar." (pg.15)

Dona Teresina nasceu com uma síndrome que a colocou em várias confusões, como o próprio autor relata. São tantas curiosidades nessa leitura que minha vontade é contar o livro inteiro para vocês...rsrs...o emprego dela como cobaia de laboratório rende boas gargalhadas, apesar de chegarmos a sentir pena dela.

"O trabalho de Dona Teresina não era difícil, apenas ficava testando (tomando) alguns medicamentos criados no próprio laboratório, porém toda ação tem uma consequência." (pg.18)

Como essa vida de cobaia não é fácil ela acaba se mudando de cidade para montar um negócio próprio e eis que se encontra na cidade perfeita, pois além de ser pequena, ela conhece praticamente muitos dos moradores. Chega a criar um clube. E por incrível que pareça mesmo tendo muito pouco, ela é uma das pessoas "ricas" entre os moradores, que nem sabem ler.

"Era o famoso grupo da vizinhança que tinha até carteirinha de identificação. Era chamado de OFV..." (pg.23)

Ela apronta uma atrás da outra, coisas que nos deixam de olhos arregalados, como ir a um velório, "promover" a visita de um ator famoso a pequena cidade, mandar a vizinha para um lugar que ninguém quer estar, suas muitas idas a delegacia, a nova vizinha rival e a disputa que as levam a ter um fim trágico e impactante.

"-Não. Dona Teresina perdeu seu fígado e parte do intestino grosso. Joaquina perdeu o estômago e parte do intestino delgado." (pg.69)

Sei que parece spoiler o que acabei de falar, mas não se preocupem que garanto que isso tudo não é nem a metade do que está por vir e o que você vai encontrar ao ler esse livro e as situações para conseguir isso são inusitadas. Dei boas gargalhadas e imaginei tudo enquanto lia.

Uma observação que fiz ao terminar o livro é que Dona Teresina não se casou, de repente tenha sido devido a tal síndrome que "sofre".

O designe da capa ficou lindo mesmo, porém acho que a primeira capa que vi do livro tinha mais haver com a história. Pois a capa atual nos passa uma impressão diferente do conteúdo do livro, mas aviso que os lábios roxos ficaram perfeitos, pois é como as mulheres dessa história devem ficar quando a tal síndrome entra em ação.

Mais uma vez o autor surpreende com o desenrolar da história e sua conclusão. Escrito de maneira divertida e para qualquer público o livro é para desanuviar a mente e se divertir muito. Nem eu com a imaginação fértil que tenho consegui imaginar os desfechos que Dona Teresina aprontou e sofreu.

Avaliação:


Agradeço ao autor pela oportunidade em conhecer Dona Teresina e curtir a leitura do livro que tenho certeza divertirá muitos leitores por aí. Muita saúde e sucesso...que possamos ler e ver muitos livros seus pelas estantes.

Beijokas Elis!!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!