sábado, 3 de setembro de 2011

Para Sempre Ana - Sergio Carmach



Três gerações da família Rigotti. Primeiro, um homem que não é correspondido e faz de sua vida uma grande cilada. Depois, um rapaz que pensa somente em si e comete erros que o farão sofrer por muito tempo. E, por fim, um garoto em busca da verdade, onde quer que ela esteja.

O mistério, o sobrenatural, as tristezas, as alegrias, as descobertas, o ciúme, o perdão e o medo. Esses ingredientes se unem para formar uma história que marcará para sempre a vida da personagem Ana e de todos ao seu redor. E ficam as perguntas que não calam: Será que conhecemos realmente as pessoas ao nosso redor? Sabemos até onde elas são capazes de ir por causa de uma vingança ou por amor?

“Para Sempre Ana” coloca o leitor frente a frente com seus personagens. Consegue-se imaginar boa parte de Três Luzes através dos diálogos travados entre eles, bem como dos fatos ocorridos na cidade. A trama é muito bem amarrada e tecida em torno de mistérios. Quando se pensa que a história está num rumo, no qual se pode prever um acontecimento, ocorre uma reviravolta ou surge um novo ponto, fazendo com que o leitor se surpreenda com os motivos mostrados.

Pontos de vista de um mesmo acontecimento são descritos por outros personagens, trazendo assim novas ideias e pistas para a resolução do mistério que cerca o desaparecimento de Ana. Não há como antecipar ou descobrir a verdade antes de se chegar ao capítulo final, pois o autor dá motivos para se desconfiar de vários integrantes dessa argilosa teia misteriosa.

O escritor conduz o leitor pelos capítulos como se este estivesse assistindo a cada cena. A curiosidade faz com que os olhos não levantem das páginas até o final de cada capítulo. As partes em que o livro é dividido são os momentos ideais para se dar uma necessária parada e absorver todos os acontecimentos.

As frases construídas de maneira inteligente, e de fácil entendimento, fazem o leitor voar pelos parágrafos e ser transportado para dentro da história. Além de o texto ser inteligente e bem construído, não peca em suas repetições, necessárias para acrescentar o ponto de vista de outros personagens. Essas repetições simplesmente se tornam uma reflexão do acontecimento.

A cada virada de página, o leitor se pergunta quem estará certo no final; a cada capítulo, não sabe em quem pode confiar. Em alguns, um segredo revelado ou um mistério anunciado. Tudo isso vai mudando a simpatia e a antipatia sentida por vários personagens. E, no fim, o leitor se surpreende com o desfecho.

A lição que se tira de todas essas palavras é que nem tudo sempre é o que parece. Uma pessoa pode se desviar totalmente do caminho ou voltar a ele, mas, para isso acontecer, precisa haver uma escolha que somente ela própria poderá fazer. E - por mais que os anos passem, os dias voem e o tempo não pare - uma mentira sempre é revelada.

Recomendo!!!!Sobre o autor:
Carioca, nascido em 1968, casado pela segunda vez e pai de três filhos, Sergio Carmach escreve histórias desde a infância. Aos dez anos, embalado por um concurso literário, elaborou sua primeira narrativa longa, um conto de ficção científica chamado A Guerra Interplanetária. Aos dezesseis, começou a criar o primeiro romance, Judith e Joseph, o qual abandonou ao ingressar na Faculdade de Artes da PUC e, posteriormente, no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). No Exército, promovido a tenente temporário, participou da criação de softwares educacionais e iniciou seu trabalho como videomaker. Após elaborar as primeiras versões de Para Sempre Ana e de mais dois outros romances (A Pintora e Os Demônios de Amostheus), teve um texto sobre a obra de José Saramago publicado por duas universidades: UFSC e UNESA. Nesta última, cursou Direito, tornando-se, por fim, advogado.


Blog do autor: http://sergiocarmach.blogspot.com/
Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/165094-para-sempre-ana
Autor no Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/4344-sergio-carmach

Desejo-lhe muita saúde e sucesso.
Beijokas Elis!!!

14 comentários :

  1. Hey flor :D

    Não conhecia esse livro... Achei bem interessante viu?!
    Ah, e gostei da capa também!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis! faz tempo que não passo por aqui, Hj estou conseguindo comentar\o/
    Adorei sua indicação, parece muito interessante este livro!!bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conhecia este livro e e cara gostei tanto do título quanto da capa, e depois de ler a resenha, já anotei os dados. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis,
    E dá-lhe tudo??? Então não tinha ouvido falar desse livro ainda não mas pareceu interessante e legal saber que e de um autor nacional. Menina to com uma dor no coração de não ir para Bienal a gente so ve o povo falar falar e nós aqui a km de distancia snif snif...enfim nosso encontro ta quase ai ne...acho que vai ser legal o pedro ja confirmou presença eheheh e nossa promo como anda vamos divulgando ne.Estou pensando em levar uma surpresinha pra vc e pra Janine...ehehe
    Bjkssss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  5. Affs esqueci de avisar tambem lancei ontem mais uma promoção la no blog se quiser participar...
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Elis!
    Acabei de ler esse livro e achei fantástico.
    Por sua resenha acredito que gostou também, vi que deu nota cinco.

    Depois vai lá no blog e lê minha resenha, comenta.
    E aproveita e vê o resultado do sorteio enquete.

    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Elis eu ainda não sabia desse livro, as deu vontade de ler agora!
    Obrigada pela indicação!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Não osto deste tipo de leitura, mas devo admitir que sua resenha está bem escrita ao extremo... :)
    Não, não me convenceria a ler o livro... só a ler mais vezes os seus posts... :)))
    bjões!!!
    Tati (devoradores de livros)

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Me deixou com vontade de ler o livro!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é show! Adorei cada página e não me arrependi de investir na minha leitura!

    O Sérgio merece todo sucesso pela obra magnífica que escreveu!

    ResponderExcluir
  11. Elis querida, Gostei e fiquei
    com vontade de ler. =)
    Quando isso acontecer darei minha opinião.
    bjim :-*

    ResponderExcluir
  12. Elis,

    Fiquei com "água na boca" para le. Pela resenha - muito bem escrita ;) o livro parece excelente, com personagens pra lá de complexos e interessantes. Muito bom.

    Grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  13. Seguindo e Curtido!
    Retribui?w

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!