sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resistência - Agnes Humbert


Para mim ela é a mulher que desafiou o hitlerismo, creio que a frase: " A história de uma mulher que desafiou hitler" na capa, é mais para chamar a atenção. Já que no livro lemos que Agnes lutava contra as idéias de Hitler, ela nem o viu de longe. Somente sofreu como tantos outros, nas mãos dos alemães.

O livro descreve sua vida ao longo da época em que a alemanha começa a tomada da França: os judeos perseguidos, as pessoas que se reunem escondidas para lutar por um ideal, o medo, as prisões, o pavor, os mau tratos, as amizades, as pessoas corajosas, as mulheres de fé, alegrias passageiras. E a constatação de que todos sabem que nada dura para sempre.

Nesta história nos revoltamos com as injustiças cometidas, e nos sentimos fortes e admiradas pelas pessoas que conseguem passar por tudo isso sem cometer suicidio ou desistir da vida. Depois dessa leitura admiro a Agnès Humbert.

Creio que o Posfácio não seria necessário, apesar de contar coisa interessantes, me pareceu um resumão do livro. Agora os Documentos sobre a Resistência, fecharam com chave de ouro a edição. Me comoveu ler a carta escrita pelo Pierre Sabbagh, filho de Agnès.

Recomendo....Nota 10!!!!

Beijokas elis!!!!!!!!

5 comentários :

  1. Oie,
    também estou participando do desafio literário e dei uma passadinha pra ler sua resenha.
    Gostei do livro que vc escolheu, principalmente pelo tema. Parece muito interessante!

    Beijokas e inté
    Mog

    ResponderExcluir
  2. Elis, adoro a temática. E mesmo não tendo lido o livro, considero que você fez uma excelente escolha. =D

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Eu também escolhi esta temática para minha primeira leitura, gosto muito. Faz tempo que vejo este livro em minhas andaças pelas livrarias e ainda não coloquei ele na lista, logo ele irá :)
    Gostei muito da tua resenha, mas sabe isso do sub-título pra mim não pareceu que ela tinha de fato desafiado ele pessoalmente, ele sempre me evocou que ela havia lutado contra tudo que hitler representa, e pude perceber pelo teu texto que é verdade.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. oi elis li esse livro graças a comunidade pilha de livros do orkut e adorei. Não sei pq, mas qnd imaginava a Agnès vinha a Zuleika da comunidade na cabeça...rsrs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!