sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Resistência - Agnes Humbert
Para mim ela é a mulher que desafiou o hitlerismo, creio que a frase: " A história de uma mulher que desafiou hitler" na capa, é mais para chamar a atenção. Já que no livro lemos que Agnes lutava contra as idéias de Hitler, ela nem o viu de longe. Somente sofreu como tantos outros, nas mãos dos alemães.
O livro descreve sua vida ao longo da época em que a alemanha começa a tomada da França: os judeos perseguidos, as pessoas que se reunem escondidas para lutar por um ideal, o medo, as prisões, o pavor, os mau tratos, as amizades, as pessoas corajosas, as mulheres de fé, alegrias passageiras. E a constatação de que todos sabem que nada dura para sempre.
Nesta história nos revoltamos com as injustiças cometidas, e nos sentimos fortes e admiradas pelas pessoas que conseguem passar por tudo isso sem cometer suicidio ou desistir da vida. Depois dessa leitura admiro a Agnès Humbert.
Creio que o Posfácio não seria necessário, apesar de contar coisa interessantes, me pareceu um resumão do livro. Agora os Documentos sobre a Resistência, fecharam com chave de ouro a edição. Me comoveu ler a carta escrita pelo Pierre Sabbagh, filho de Agnès.
Recomendo....Nota 10!!!!
Beijokas elis!!!!!!!!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Oie,
ResponderExcluirtambém estou participando do desafio literário e dei uma passadinha pra ler sua resenha.
Gostei do livro que vc escolheu, principalmente pelo tema. Parece muito interessante!
Beijokas e inté
Mog
Elis, adoro a temática. E mesmo não tendo lido o livro, considero que você fez uma excelente escolha. =D
ResponderExcluirBeijocas
Vivi
Eu também escolhi esta temática para minha primeira leitura, gosto muito. Faz tempo que vejo este livro em minhas andaças pelas livrarias e ainda não coloquei ele na lista, logo ele irá :)
ResponderExcluirGostei muito da tua resenha, mas sabe isso do sub-título pra mim não pareceu que ela tinha de fato desafiado ele pessoalmente, ele sempre me evocou que ela havia lutado contra tudo que hitler representa, e pude perceber pelo teu texto que é verdade.
estrelinhas coloridas...
oi elis li esse livro graças a comunidade pilha de livros do orkut e adorei. Não sei pq, mas qnd imaginava a Agnès vinha a Zuleika da comunidade na cabeça...rsrs
ResponderExcluirO melhor livro que já li!
ResponderExcluir