quarta-feira, 16 de março de 2016

Eva - William P. Young

*Parceria Editora Arqueiro*
Adicione no Skoob

Titulo: Eva
Autor/a: William P. Young
Editora: Arqueiro
Páginas: 240

Sinopse: Num suspense emocionante, William P. Young, autor de A cabana (4,5 milhões de exemplares vendidos no Brasil) faz em seu novo livro uma abordagem totalmente nova e inspiradora da história da Criação.

Fruto de mais de 40 anos de pesquisas, fiel aos textos bíblicos originais e com uma narrativa primorosa, Eva apresenta um ponto de vista humano e reconfortante de um dos episódios mais tristes das Escrituras: o momento em que o homem vira a face para Deus e é expulso do Paraíso.

Com sua capacidade única de emocionar e fazer refletir, o autor trata de temas como perda, culpa, perdão e redenção, e cria uma alegoria sobre a importância de nossas escolhas, a verdade de nossas origens e o poder transformador do amor de Deus.


****************

Eva não teria me cativado de tamanha maneira, se o tivesse lido logo que o recebi, mas esse é o momento certo, aquele tempo onde passamos a deixar certos paradigmas e tabus de lado e decidimos ver o que temos vontade. Para mim a bíblia é um livro cheio de "mitos" escrito por diversas pessoas, que contam as histórias que escutaram através de gerações. Afinal nós próprios também contamos nossas histórias por aí e daqui a milhares de anos quem sabe, as pessoas lerão e aprenderão algo que necessitam descobrir no momento certo.

Não estou dizendo que estou certa ou errada, simplesmente que tenho certas convicções que acredito e que ninguém vai mudar, a não ser que eu mesma decida isso. A uns três meses comecei a assistir capítulos espaçados de Os Dez Mandamentos, uma novela da Record que depois virou filme e eles continuam contando diversas outras histórias bíblicas. O caso é que num primeiro momento vi e pensei, nossa que coisa mais chata, nem vou perder meu tempo. Ela finalizou a tal novela e começou a ver José do Egito, que também não me atraía. Um belo dia eu torço o tornozelo e rompo o ligamento do mesmo e passo a me hospedar na casa da minha mãe para me recuperar e como não tinha nada melhor para fazer, passei a assistir José do Egito e mesmo que não seja semelhante a Bíblia porque eu não a li e por isso não tenho comparação, mas o fato é que me peguei viciada na série que vi até o fim. Chorei e me emocionei.

Resultado comecei a ver Os Dez Mandamentos no Netflix e estou simplesmente viciada. Tá falei tudo isso e vocês não entenderam nada. Simples, me apeguei tanto a novela que comecei a ver os termos e palavras em hebreu de outra maneira. Então quando comecei a ler EVA, vi que Adonai, Elohim eram palavras que eu conhecia por causa da série/novela, isso me deu um prazer maior na leitura e uma visão diferente do que estava lendo.

Os capítulos curtos e tudo que vamos descobrindo na leitura, tem um impacto diferente, quando vemos pessoas de fé verdadeira mencionar Adonai/Deus de modo simples e puro. Sem ter imagens, santos, santuários e pessoas que queiram somente dinheiro a todo custo. A religião teria uma outra visão se tivesse continuado como os Hebreus creem e oram. Jamais pensei que iria falar algo assim por aqui, mas essa leitura mexeu comigo.

"- John, você acredita em Deus?
 - Não - respondeu ele, depois de pensar alguns instantes.
 - Eu também não.
...
 - Palavras como Deus e acreditar muitas vezes são desprovidas de sentido. Eu não acredito em Deus. Eu conheço Deus! E, quando você conhece alguém, acreditar deixa de ser relevante." 
(pg. 68)

Não pensem que ao falar comigo agora, começarei a falar somente em Deus, como acontece com muitos religiosos. Sim, eu acredito nele e na sua existência, mas querer que cada pessoa que não crê, passe a pensar como você é uma exigência e uma maneira de importunar. Cada um tem um caminho e chega a ele de uma maneira, continuarei a ser eu mesma, só que minha mente tem uma abertura diferente agora. Então se me conhece e é uma pessoa religiosa, não me convide a ir a uma igreja ou templo, pois minha resposta continua a ser não. Para mim Deus está comigo e não preciso de pessoas me dizendo o que pensam ou acham para me convencerem a seguir pessoas nas quais não acredito.

Nessa leitura temos novas visões sobre a história de Adão e Eva, como ela pode ter acontecido e como é estar face a face com Deus e descobrir a escuridão em nós mesmos. A reflexão que as páginas nos passam é linda, para quem leu A Cabana e gostou, vai ficar tão encantado quanto. Uma curiosidade da obra é a maça da capa, que é explicada pelo autor no fim da obra. Quando leio e penso em tudo que ele me ensinou através desses capítulos, penso que ter o poder de mudar algo não é uma opção, pois nossa humanidade comete os mesmo erros há anos, creio que somente uma crença real e do fundo do coração para libertar-nos de nossas amarras.

Acreditar é estar ciente do que crê e ter fé em algo além do que os olhos podem ver. Aos fãs de William P. Young, recomendo a leitura. Não dei a nota máxima no skoob, porque eu queria mais, desejava saber sobre os mundos, ter uma visão aprofundada, mas claro que isso é só minha sugestão como fã.

Um comentário :

  1. só li um livro dele, aliás o mais famoso e querido rsrsrs
    mas gosto da forma como ele aborda temas referentes à religião
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!