segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os Ambiciosos - Harold Robbins

Adicione no Skoob

Título: Os Ambiciosos
Autor/a: Harold Robbins
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 498

Sinopse: Daniel Boone Huggins , o " Big Dan " , emerge da miséria rural e dos tempos difíceis nas montanhas do estado sulino da Virgínia Ocidental para tornar-se um poderoso líder sindical, através de uma carreira repleta de violência, ambição, sexo e uma imensa e insaciável sede de justiça. Num retrato épico extraordinário de 50 anos do amargo nascimento e da maturidade duvidosa do movimento trabalhista nos Estados Unidos , HAROLD ROBBINS, o escritor mais lido e bem-sucedido do mundo, apresenta ao leitor um personagem convincente e irresistível, cuja vida.. e morte... constituem a substância do mito.

*****************************

Essa leitura faz parte do meu Desafio Literário 2015, corresponde a leitura de Fevereiro: Livro Antigo.

Bem sei que esse livro não é tão antigo, mas na minha estante era o que estava mais a mão. Ainda não tinha lido nada do escritor, por isso foi uma grata surpresa a maneira que ele me prendeu. 

Começamos com o funeral de Big Dan, um homem famoso que lutava pelo direito dos trabalhadores, um verdadeiro líder sindical. Seu filho, Jonathan não era apegado ao pai e nem gostava muito dele, por isso não deu muita bola para o falecimento e decidiu que ia cair na estrada. Ele tinha 17 anos, naquela época era possível, hoje nem tanto. Então seu pai começa a falar com ele e a contar a sua história, mesmo ele não acreditando ser possível, começa a conversar com ele e até discutir. Achei tão genial o contato entre eles. A maneira que Harold Robbins explorou isso e como contou a história da formação dos sindicatos, na época para dar condições melhores aos mineradores de carvão, é incrível.

Como sabem estou lendo Queda de Gigantes do Ken Follett, e também há partes sobre os mineradores, por isso creio que entendi um pouco mais a luta por condições melhores. Aqui em ambiciosos, eles falam da guerra, mas como não se aproxima deles, não tem tantos fatos no livro sobre isso. Mas sim, a luta de um homem, para crescer na vida e deixar sua marca no mundo. 

Se eu fosse Jonathan eu também amaria e admiraria meu pai, depois de ele me mostrar por tudo que passou e o que motivou suas escolhas. Já que notamos que Daniel era tão atarefado, que não dava atenção ao filho caçula. E foi isso que Jonathan foi buscar no passado do seu pai, algo que os conectasse verdadeiramente.

Há partes em que deixam claro que sempre há muito desvio de dinheiro, não sou especialista para saber como funciona hoje em dia, mas o caso é que nessa ficção, notei como o ser humano realmente as vezes é tão ambicioso, que passa por cima de qualquer coisa para ter o que quer. O me fez pensar muito sobre certas conversas que tive no fim de semana, sobre o nosso próprio país e o mundo. Afinal pessoas assim é o que mais vemos por aí.

Gosto de ler que naquela época não se levava desaforo pra casa, eles honravam a família e a terra que tinha, tanto é que muitas mortes ocorreram no decorrer da leitura e cada uma com o seu motivo ou até por idiotice. Há amores, desilusões, batalhas e um jogo de incrível inteligência. Espero em breve poder ler outros títulos desse escritor.

Beijos Elis!!!

3 comentários :

  1. um livro complexo, com situações e um tema bem ambientado e espero que tenha a mesma impressão
    vou garimpar, ou ao menos tentar, no sebo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elis, o Harold Robbins era muito mais lido há um tempo atrás do que é hoje, interessante como alguns autores "saem de moda". Tenho certa curiosidade em ler algo dele, e pela sua resenha as chances de eu gostar são grandes ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  3. Terminei de lê-lo hoje. Gostei do livro. Fui um dia no sebo para passar o tempo e vi esse livro. Fiquei interessado. Comprei por R$ 5,00. Não criei muitas expectativas, acho que foi por isso gostei.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!