sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

#O Grande Ivan - Katherine Applegate

Oi Galera,

Hoje temos a resenha da amiga Rudy do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, confiram:

Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0

Adicione no Skoob

Título: O Grande Ivan
Autor/a: Katherine Applegate
Ilustração: Patrícia Castelao
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Páginas: 285

O gorila Ivan realmente existiu e viveu por 27 anos em uma jaula apertada, foi chamado “Gorila do Shopping” e conhecido por pintar quadros “assinados” com sua impressão digital, até ser levado para o Zoológico de Atlanta, devido aos protestos populares.

A autora comovida com a verdadeira história de Ivan, criou a ficção do livro, uma estória enternecedora e comovente, sobre amizade e o amor entre os animais ditos ‘irracionais’.

Ivan mora na saída 8, no grande Shopping e fliperama, onde foi a grande atração por muito tempo, pois fazia desenhos, pintava e ainda deixava sua assinatura personaliza. Seu quadros são vendidos na lojinha do shopping. Em sua jaula tem uma televisão que costuma assistir.

No shopping ainda tem outra atração que é Stella, uma elefanta que foi muito maltratada durante sua captura. E tem Bob, um cão que não se deixa ser pego e dorme dentro da jaula de Ivan, pensa que os humanos não sabem que ele vive rondando por lá e não abre mão de sua liberdade.

O dono de Ivan se chama Mack. George é o zelador do shopping e vez por outra leva sua filhinha Júlia para acompanhá-lo. Júlia gosta de pintar e talvez por isso, é a única que entende os desenhos de Ivan.

Mack está com o rendimento cada vez mais baixo e resolve adquirir mais um animal, outra elefantinha chamada Ruby que é voluntariosa.

Júlia resolve fazer um movimento para soltar Ivan, pois o acha muito solitário e a partir daí, a vida de todos os envolvidos no livro, passa a mudar...
“Eu usava fraldas. Bebia em garrafas. Dormia em camas humanas, sentava-me em cadeiras humanas, ouvia enquanto palavras humanas se espalhavam como abelhas furiosas à minha volta.” (pág. 128)
Adoro animais! Fato!E poder ler um livro onde os animais demonstram seus sentimentos, conversam entre si e tem uma amizade imensurável, trouxe ainda mais alegria de viver!!
O livro é simplesmente encantador!!! 

É destinado ao público infantil, entretanto, aconselho a leitura para todos, por ser um livro singelo, emocionante e de sentimentos profundos. Não tem muito como analisar o enredo, tem de ler para sentir.

O que vou dizer é que a escritora soube criar uma estória envolvente e de amizade. Mais. De uma vida passada dentro de uma jaula, para a liberdade, para a natureza... E ainda inseriu ilustrações lindas que dão mais vida ao livro.

Não tenho como colocar em palavras os sentimentos diversos que vivi durante a leitura. Então, o que digo é: LEIAM!! E sintam suas próprias emoções!!!

Cheirinhos Rudy!!!

Um comentário :

  1. oi flor, este livro vem me chamando a atenção aos poucos, acho que finalmente estou me rendendo a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!