segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Céu está em todo lugar - Jandy Nelson



Minha Avaliação

Confesso que no início da leitura não fui conquistada, ela estava me deixando um pouco perdida e eu não conseguia me ligar a personagem, pois ficava querendo conhecer como tudo aconteceu com Bailey e sua mãe desaparecida, bem creio que o certo a dizer seria, sumida. Lennie falava de coisas que eu não sabia, e nem de como chegaram a tal ponto. Porém ao ir conhecendo a personagem e descobrir como é sua vida, vamos nos ligando a história e mesmo sem saber muitas coisas, notamos que o desenvolver é sobre a vida de Lennie após o falecimento de sua irmã. Sua trajetória confusa para descobrir como viver sem ela, e como aproveitar a vida sem sua grande parceira. 

É perder um irmão não é fácil, com as situações surgindo notamos o quanto as vidas das pessoas ao redor podem se desestabilizar quando a morte bate a nossa porta. Após Toby e Joe entrarem na história e entendermos seus papéis torcemos para que Lennie saiba agir da maneira correta, para que tudo seja uma bela história de amor, como a dos diversos livros que ela leu e cita no livro. No entanto vocês sabem que se tudo fosse flores, seria fantasiosa demais. A personagem passa por maus bocados, por causa de suas atitudes e então nos mostra como consegue amadurecer com seus erros.

Tiramos belas lições ao concluir o livro, e cada um terá a sua própria, mas para mim ficou marcado a dor e a falta que as pessoas que amamos podem fazer nessa vida, como ficamos perdidos e confusos até voltarmos a realidade e como é importante saber que por mais que elas tenham ido, nós ficamos para dar seguimento a vida, por mais que pareça não haver sentido para tal ato. Não gosto nem de pensar em perdas, mas ninguém está livre dessa certeza, mesmo desejando que todos que amamos sejam imortais. 
É ainda não tive de lhe dar com esse sofrimento e desejo não ter de lhe dar com ele tão cedo. Não tenho ideia de como eu agiria, mas desejo ser forte se um dia eu tiver de passar por ele. Na minha imaginação uma perda assim, é como perder parte do coração. É uma falta que jamais será preenchida, um sofrimento que jamais irá sarar, porque a cada passo da vida, mesmo que doa menos você irá lembrar dessa pessoa querida.

Bem deixando esses pensamentos de lado, digo a vocês a leitura é ótima, após se apaixonar pelos personagens vais se encantar com a avó e o tio de Lennie, assim como com os irmãos de Joe. Não queria que a história terminasse aqui, mas é preciso deixar que ela tenha seu final. A editora fez um belíssimo trabalho gráfico, páginas com poemas e frases de uma garota que sofre, mas também está se apaixonando. Uma qualidade na arte da capa que deixa qualquer leitor apaixonado e não nego que gostaria de reler o livro, pois creio que agora teria outras emoções por conhecê-lo por inteiro.

E claro que separei um quote para vocês:
"Um dia ouvi esta máxima: "Toda vez que alguém morre, uma biblioteca se incendeia". Eu estou vendo uma ser queimada diante de mim."(pg. 234)

Esse trecho é perfeito para situações assim, afinal temos tantas histórias e vivências em nós mesmos, diversos aprendizados, momentos e lembranças que morrem conosco.

Beijokas elis!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!