sexta-feira, 7 de novembro de 2014

#A Rosa da Meia-Noite - Lucinda Riley

Olá Leitores,
Confiram a resenha da amiga Rudy do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!, da super escritora Lucinda Riley:

Adicione no Skoob

Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0

Título: A Rosa da Meia-Noite
Autor/a: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 574

O livro começa com o aniversário de 100 anos de Anahita em fevereiro de 2000 na cidade de Darjeeling na Índia. A família toda reunida, filha, netos e bisnetos para comemoração do centenário da matriarca que relembra o passado e pensa no filho que teve há um pouco mais de 80 anos atrás... Apesar de ter um atestado de óbito do filho Moh, ela sente em seu coração que ele ainda vive em algum lugar... Escreveu sua história há 50 anos e as folhas amareladas pelo tempo, estavam guardadas na gaveta, precisava escolher a qual parente entregar o ‘livro de sua vida’. Pensou em cada familiar e analisou um por um mentalmente e escolheu... o bisneto Ari Malik, único na sucessão com os olhos azuis, incomum aos indianos, era o indicado e a ele entregou as folhas rabiscadas e pediu que no momento que achasse certo, fosse em busca da comprovação da bisavó.

Ari Malik era ambicioso e como os outros familiares, não acreditava na certeza da bisavó de que o filho ainda estaria vivo. Por respeito aceitou a incumbência dada por Anahita, entretanto, deixou os escritos da bisa por 10 anos guardados dentro de uma gaveta, perdido; até sua vida dar uma guinada geral, ver o namoro de vários anos acabar e ele se sentir sem chão... resolve então ir para Inglaterra em busca da confirmação da história da bisavó.

Rebecca Bradley é uma atriz norte americana de grande prestígio e vê sua relação com um ator rico e famoso como ela se degringolar, aceita fazer o papel de uma aristocrata dos anos 20 na Inglaterra e vai parar na decadente Astbury Hall, onde uma parte da história de Anahita havia se passado há 80 anos atrás.

O destino une Ari e Rebecca que passam a desvendar os segredos da dinastia dos Astbury e o passado da própria família de Ari...
“[...] Aprendi ainda jovem que a vida não era justa. Foi uma lição que carreguei até o resto de meus dias.”(pág. 98)
Quem acompanha as resenhas que faço sabe o quanto tenho dificuldade em fazer uma resenha quando considero o livro muito bom, ainda assim, tentarei expressar o que senti na leitura desse livro. Na verdade não consegui nem sintetizar direito a sinopse, porque o livro tem várias vertentes e todas intensas que poderiam ser incluídas no resumo do livro. Optei pelo básico.

A Lucinda tem o poder de unir o passado ao presente, em vários países diferentes, nos dando a a oportunidade de conhecer em detalhes a sociedade de cada época, a forma como o povo encara as situações, as comidas fantásticas e até o clima. Gosto de livros cheios de detalhes e que nos traz aprendizado através da cultura de um povo, fico encantada.

E como se tudo isso não bastasse, ela consegue ainda desenvolver um mistério e trazer reviravoltas durante o desenrolar do enredo, prendendo a atenção e nos envolvendo de tal forma que parece estarmos dentro do livro, vivendo todas as sensações e emoções das personagens, vibrando ao lado delas e tentando descobrir o que realmente aconteceu. Acho isso fantástico em um escritor!!!

A protagonista Anahita teve uma vida de sofrimento e poucos momentos de felicidade durante a juventude, teve também uma certa sorte que acabou tornando-se uma ‘maldição’, o que a tornou uma matriarca forte e cheia de conhecimento, e por conta da sensibilidade aguçada, quase paranormal, sabia compreender a ‘alma’ das pessoas e ‘prever’ o eu poderia acontecer com seus entes queridos e quais seriam suas reações.

O que sei dizer é que o livro é fenomenal, envolvente e profundo. A intensidade dos sentimentos narrados, arrebata o coração, intensifica os sentimentos e ao final, nos deixa boquiabertos em perceber como tudo é um ciclo, uma mandala que tem início em determinado ponto, dá uma volta completa e volta ao mesmo lugar, unindo várias vidas em uma só...
Peço apenas que leiam e tirem suas próprias conclusões dessa obra maravilhosa!

Cheirinhos Rudy!!!

3 comentários :

  1. flor, eu comprei este livro e estou doida para ler, faz um bom tempo que não leio livro da Lucinda e to com saudade. Agora só falta comprar as sete irmãs e vai ta completa a coleção!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy, Elis, é uma vergonha eu ter este belo livro aqui e ainda não ter lido. Gosto da escrita da Lucinda, espero ler até o final do ano.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Não escondo que a Lucinda é minha escritora preferida desde que li A casa das Orquídeas, o primeiro livro que a NC lançou dela aqui no Brasil. Acho sua escrita fenomenal e meche muito comigo. Sua receita de mescar passado e presente me deixam sem fôlego e sempre, sempre recomendo os livros dessa autora incrível a "e o mundo"...rs
    Adorei a resenha, ficou muito bem esplanada e sem spoiler, gostei mesmo. Parabéns a blogueira.
    Beijos
    Saudades de você lá no blog Elis, quando tiver um tempinho e vontade passa lá ;)
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!