quinta-feira, 16 de outubro de 2014

#Belleville - Felipe Colbert

Oi Galera,

Confiram hoje a resenha de Belleville da colunista Rudy do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!


Avaliação da Rudy: 4,9/5,0

Adicione no Skoob

Título: Belleville
Autor/a: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Páginas: 301

Lucius está em 2014 e chega a bela Campos do Jordão para realizar o sonho de seu pai: vê-lo formado em matemático. Inteligente, porém sem amigos, nunca conseguiu se relacionar com as pessoas devido sua timidez, vê a universidade como saída para sua realização. O pai Fernando, que sofre do coração e cultiva orquídeas, juntou dinheiro a vida inteira para realizar o sonho de ver o filho formado. Consegue alugar um casarão antigo para que o filho fique bem hospedado durante os 5 anos de faculdade. Lucius acha o casarão um tanto deprimente, mas ao vasculhar o terreno ao fundo, descobre o início de uma construção e fica intrigado. Ao vasculhar o terreno, descobre enterrado no pilar principal, uma caixa com uma carta dentro e sua vida começa a mudar a partir daí...

Anabelle morava em Campos do Jordão em um casarão grande com um terreno ao fundo, onde seu pai fotógrafo começou a realizar o sonho de construir uma montanha-russa no quintal, vivia para isso e acabou morrendo de tuberculose antes de completar seu sonho. Era o ano de 1964 e Anabella acabara de completar 18 anos. Estava só, sem dinheiro, sem emprego e com o desejo de completar o sonho do pai. Resolve escrever uma carta para que o futuro morador continuasse o sonho do pai: construir Belleville.

Lucius resolve responder a carta encontrada no pilar e qual não foi sua surpresa, após alguns dias, encontrar resposta para a carta escrita. Anabelle e Lucius começam a trocar correspondência através da caixa de madeira. A início cheios de suspeitas, sem entenderem como poderia uma carta viajar 50 anos de diferença, achavam que era brincadeira de alguém local. Até Lucius encontrar uma foto de Anabelle e ela enviar um medalhão com a foto de Tião, seu gato preto...

A paixão os domina em épocas diferente e ambos encontram um novo sentido para suas vidas. Lucius toma uma decisão intempestiva de continuar a construção de Belleville e realizar o sonho de Anabelle. O que ambos não esperavam era a chegada do Tio Lino, irmão do pai de Anabelle, que passou a maltratá-la e a acabar de vez com as esperanças cultivadas por ambos na construção de Belleville...
(...)” Hoje é o seu dia de sorte. Você acaba de ser premiado com um passeio de montanha-russa! Espere, não estou brincando. Não despreza as minhas palavras. Leia a carta até o final para descobrir o que eu quero dizer.”(...) (pág. 5)
Ainda estou sem fôlego com a intensidade que esse livro me transmitiu... Acabei de lê-lo e tive de vir logo fazer a resenha para não perder o sentimento de felicidade que sinto. Claro que não conseguirei imprimir em palavra a emoção que sinto, entretanto, vou tentar repassar o que uma boa leitura me causou.

E aqui vou ressaltar a impressão que vem crescente: nossos autores nacionais, não ficam a dever em nada aos autores estrangeiros. Tem sim criatividade, sentimentos e forma de expressões próprias e firmes e nos fazem viajar em uma boa leitura, a apreciar uma boa escrita, a divagar em uma estória fictícia e envolvente.

Ficção é um dos estilos de leitura que mais gosto desde a infância, onde até arrisquei escrever alguns contos. Agora... falo da boa ficção, bem escrita e até com uma certa lógica plausível. E juntar à ficção, um romance que transcende tempo e espaço, isso sim é usar a criatividade e imaginação.

Inexoravelmente Felipe Colbert soube usar a ciência física, os questionamentos de viagem no tempo, as leis de Einstein a favor da construção de um belo exemplar literário, onde a leitura instiga à pesquisa dos “buracos de minhoca”, das viagens atemporais e claro, ao impulso magnético de um amor verdadeiro que transporta as barreiras de espaço e tempo, tornando possível a realização de um sonho.

Para alguém como eu que tem uma visão romântica da vida e acredita em tudo até que provem o contrário, ler Belleville foi um presente. Presente sim, porque trouxe um refrigério aos momentos de tensão que tenho vivido, por ter me feito sonhar acordada e reavivar preceitos que havia esquecido durante um tempo.

É um livro bem escrito, um romance que transpassa 5 décadas com um final bem dentro do que é esperado.

Completo! E o que posso dizer...LEIAM!!!!

E agradeço ao Felipe por tão boa ficção romântica perfilada em letras. 

Cheirinhos Rudy!!!!

6 comentários :

  1. Oiee ^^
    Acabei de ver uma opinião negativa sobre esse livro, e então li a sua resenha. Fiquei bem confusa agora...haha' leio ou não leio?
    Gosto bastante de romances, mas não sei se vou gostar deste *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy, tudo bem?

    Adorei a sua resenha. Conheci o autor na Bienal de SP. Ele é super simpático. To bem curiosa para ler o livro também. Também sou super romântica, acho que vou me emocionar com a leitura como vc.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. sabe o que são séculos? é o tempo que desejo esse livro!!!!
    a história me parece maravilhosa, com um enredo novo e surpreendente!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy!
    Essa história me lembrou o enredo do filme "A Casa do Lago" (que eu amei), fiquei feliz por você ter gostado tanto da leitura, porque pretendo lê-lo em breve.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Oii, adorei tua resenha! Essas resenhas positivas sobre Belleville sempre acabam me conquistando. Que bom que você gostou da história hahaha Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, Elis, o meu eu ainda não li, infelizmente!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!