quarta-feira, 23 de março de 2011
A Senhora Da Magia - Marion Zimmer Bradley
No começo eu pensei que ia abandonar o livro, ou demorar para le-lo, não sei porque o assunto não me chamava a atenção. Então li uma resenha, e pensei é melhor eu engrenar a leitura pois, parece que vou mudar de opinião. Até comentaram por ai que essa série seria uma daquelas, que vale a pena reler, achei que as pessoas estavam ficando loucas, mas agora concordo plenamente.
Depois que se aprecia a leitura e se entende a história as páginas voam, e admito que tive sentimentos diversos em relação aos personagens.
Igraine - Senti admiração por sua personalidade no começo, depois pena pelo que é obrigada a fazer, pelas injustiças e maltratos que sofreu. Irritação por coisas que fez, alegria pela sua felicidade e decepção pelo rumo de sua vida e pensamentos após seu segundo casamento.
Gorlois - Admiração por deixar Igraine criar sua filha e raiva pelo modo que a tratou depois que ela foi apresentada ao rei.
Merlim - Até certa admiração pelo posto que ocupa e pela luta por seu povo, sabendo ser diplomatico.
Uther - Admiração por sua coragem em conseguir o que quer e chorar por seu rei. Irritação por não aceitar Morgana como sua filha, tento a ideia de mandá-la para um convento ou casá-la, sendo que ela tem o dom da visão. E respeito por ter ido lutar ao lado de seus soldados. E claro que fiquei feliz de ele mostrar a Igraine que o amor é belo.
Morgause - Pena de uma jovem com ambição, que se torna uma mulher muito ambiciosa e sem carater, mesmo que no fim parecer ter um certo grau de carinho e compaixão por Morgana.
Morgana - Encantamento por uma criança doce que depois que nasce o meio-irmão é deixada de lado, admiração na adolescencia por se conformar com seu lugar na família. Ela é levada a Avalon depois de Uther ser sensato e concordar que ela parta para ser criada conforme os princípios da Deusa e orgulho pela mulher que se tornou. No fim tristeza pelo que a Viviane fez a sua vida.
Arthur(Gwydion) - Admiração pelo rapaz que se tornou e orgulho pelo seu carater. Tristeza por ser apaixonado por uma mulher que não deveria estar.
Viviane - Irritação por tudo o que fez aos personagens do livro, o modo como manipulou a todos, pena por pensar que pode realmente amar alguém, pra mim ela não sabe o que é esse sentimento.
A história nos conta sobre as magias de avalon, a luta pelo trono após a morte do rei, as artimanhas para que A Senhora do Lago consiga o que quer, a vida antes de o Rei Arthur ter a coroa.
O livro é cheio de altos e baixos, mudanças radicais em alguns personagens, rivalidade entre a igreja e os misterios da Deusa.
Nos retrata a vida em Avalon, como as pessoas são criadas em tal lugar e pelo que tem de passar. E nos apresenta alguns personagens secundários que de repente venham a ser mais importantes nos próximos volumes como por exemplo: Lancelote(Galahad), filho de Viviane e Gawaine filho de Morgause.
Decidi realizar a resenha dessa forma para não falar de muitos detalhes do livro.
Recomendo...nota 10!!!!!
P.S: Informo que adicionei esse comentário devido a comentários de leitores: nesse primeiro volume a Guinevere não aparece na história, mas na resenha do próximo volume prometo que comentarei sobre ela....rsrs...e não se preocupem que sei que esquecemos as vezes de em que livro o personagem aparece quando lemos uma série.
Beijoaks elis!!!!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Adorei a resenha ;*
ResponderExcluirFaz um tempo que penso em comprar esse livro, porém não o comprei ainda porque pensei que o assunto em si não iria me prender. Mas sua resenha me animou, mas um livro para minha lista 'Haha
Beijos&beijos
Book is life
Essa estória é clássica e trata de um assunto muito caro às mulheres: o resgate do sagrado feminino. O filme, com a Anjelica Houston, tb é bem bacana!
ResponderExcluirBjinhos
Elis,
ResponderExcluirConfesso que este foi um dos livros que acabei desistindo da leitura. Por mais que tentasse ela não fluía, e optei por deixar de lado. E olha que queria muio ler a série. É uma pena, quem sabe um dia tente novamente.
Ah, encontrei outro vídeo e atualizei o post lá no blog.
Abraços.
Parabéns pela resenha Elisandra! Já li a saga As Brumas de Avalon e amei! Beijos!
ResponderExcluirSo esqueci de te dar o endereço
ResponderExcluirHttp://alinedal.wordpress.com
olaa!! Tudo bem? Acabei hoje de ler o segundo livro dessa coleção, mas senti a mesma sensação que vc (isso no primeiro e no segundo) que parecia que eu iria desistir. Tanto que comecei a ler uma vez, desisti e muito tempo depois que recomecei a ler.
ResponderExcluirGostei!!!
Entra no meu blog tb!!!
Bjos
Adorei a forma diferente como fez essa resenha, na minha opinião só faltou uma coisinha...falar sobre a Gwynevere (nem lembro se é assim q se escreve....rsrsr)mas eu a detestei do início ao fim. A forma com que ela manipulava Arthur usando a religião...eu queria esganar ela.....rsrsrsrsr
ResponderExcluirMas adorei e como vc...depois do início meio confuso, vc não consegue mais largar o livro.
Beijos
Oi Elis!
ResponderExcluirEu adoro esse livro. O primeiro é meio chatinho mesmo, mas depois melhora. Concordo também com o comentário acima, que Guinevere (eu não consigo escrever na grafia bretã, como no livro) é, para mim, a verdadeira vilã. Detesto seu fanatismo e sua hipocrisia. Já Morgana é uma das minhas personagens preferidas de todos os tempos (e você sabe que eu leio muito:D). Adorei a resenha.
Beijos!
Fernanda
Taí uma série que parece ser ótima...mas que tá encostada ali há anos. =/
ResponderExcluirOs livros são curtos, acho que vou aproveitar pra ler assim que der. Todo mundo fala bem e é o estilo de livro que eu gosto. =)
Eu amo a série já li duas vezes cada livro, e ainda quero comprar pra ter, simplesmente amo os celtas!
ResponderExcluirMais uma resenha nota 10 sobre As Brumas de Avalon!!!! Sucesso no DL!!! Boa escolha. Beijos
ResponderExcluirAinda bem que você confiou e seguiu na leitura, pois só assim pode fazer uma bela resenha e me fazer ter saudade de todos os personagens. Vou aguardar a resenha dos outros. Bju
ResponderExcluirsem duvida o inicio do livro 1 é dificil de se prosseguir, mas no fim vale cada pagina...
ResponderExcluirli a serie 2x ja. comprei o box (ainda falta ler o box), sou apaixonado pelo universo dessa história...
é uma unica e inspiradora do universo do rei arthur... pena q o filme (apesar de bom) não chegue no mesmo nivel - claro que isso se dever pelas opções de filmagem que eles escolheram...
otimo post
A série está sem bem cotada no DL. No mais, fico feliz que aproximação com a obra tenha obtido um resultado positivo. Valeu!
ResponderExcluirBeijocas
Esse livro é ótimo, e talvez o melhor da série - li também o segundo, até então, e não achei tão bem elaborado narrativa e esteticamente quanto o primeiro. De fato, Viviane e Morgana são personagens bem controversas, mas a primeira não é tão manipuladora e fria quanto se pensa (continue a série e verá), e a segunda ainda vai sofrer bastante devido a sentimentos extremamente conflitantes - incluindo a tensão entre o senso de dever sacerdotal e o amor, o que crê como seu destino incontornável e a tentativa de negação do mesmo - que lhe espicaçarão emocional e moralmente. Morgana também desenvolverá determinadas características em virtude (em boa parte por tal causa, embora também haja os fatores personalidade forte e indomável, e o sangue/família) da sua convivência com Viviane em Avalon, deixando-lhe um pouco parecida com esta, semelhança psicológica contra a qual também luta, jogando com alguns personagens e simultaneamente lutando contra impulsos de tal ordem e por vezes até se envergonhando; uma personagem deveras complexa, intrigante e instigante.
ResponderExcluirEscrevi um pouco a respeito da série:
http://jorge-leberg.livejournal.com/tag/marion%20zimmer%20bradley
Em breve postarei um dos textos que consegui salvar do extinto Post Cultural (este e outros no meu GDocs), sobre As Brumas de Avalon e a condição feminina, em um dos meus blogs. Te aviso.
Oi, Elis!
ResponderExcluirTenho essa série em casa e ainda não li. Que vergonha, né!
Mas quando começar a ler, se acaso eu não gostar vou lembrar da sua resenha e insistir na leitura!
um beijoo
Gostei como você resenhou o livro. A cada personagem entregando um pouquinho da história. Vou confessar que sou apaixonada por essa série.Li pela primeira vez quando tinha 18 anos (ninguem precisa saber a quanto tempo! rsrs). Numa época em que não estava na moda séries e personagens fantásticos. Reli recentemente, mais madura, e continuo apaixonada pela história de defesa do reino,magia, heroismo, damas que assumem seu papel seja secundário ou principal.
ResponderExcluirEspero que sua opinião a respeito de Viviane mude. Para mim ela é uma heroina de um mundo destinado ao esquecimento.
Bjks
http://seliga-cris.blogspot.com/