domingo, 24 de janeiro de 2010
Mar Morto - Jorge Amado
Um livro impressionante, sobre a vida das familias dos marinheiros e suas próprias vidas no mar.
A ansiedade e angústias que as mulheres sentem ao irem esperar por seus maridos no cais em noites de tempestade.
O amor de quem tem o mar por amigo e amante.
As dificuldades que passam em tempos de crises, a tentação de melhorar suas vidas sem terem de deixarem seus saveiros.
A luta pela sobrevivencia quando perdem seus barcos e tem de comprar um novo ou deixarem a vida do mar pela vida da terra.
Mas todos eles sabem e suas familias também que quem mora no mar, morre no mar e é levado por Iemanjá, a rainha do mar, que tem cinco nomes. A única que é mãe e amante.
Essa história me fez admirar os mariheiros e suas famílias, que vivem cada dia juntos como se fosse o último, prezam o amor como a própria vida. Fazem de tudo por uma boa reputação, para quando morrerem serem lembrados em músicas ou histórias que os mais velhos contam.
Jorge Amado soube transmitir bem cada sentimento dos personagens, soube envolver o leitor e usar o linguajar do cais maravilhosamente. As histórias sobre marinheiros e Iemnajá contadas foram muito bem escritas.
Recomendo.....Nota 10!!!
Bjokas elis!!!!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Olá!
ResponderExcluirVocê já ficou sabendo da Brincadeira Literária que eu estou montando? É mais ou menos assim: uma espécie de blogagem coletiva, onde você vai nos contar se se lembra do primeiro livrinho que leu.
Dei uma reformulada nas regras e nas sugestões de postagem... O pessoal andava meio esquecido, então acrescentei uma alternativa... Se você não se lembra do primeiro livro que leu, agora você pode participar dizendo qual o livro mais velhinho da sua estante...
Gostaria muito que você participasse.... Conto com você!
Beijos,
Náh
[acho mesmo que estou a necessitar de ler algo nascido no mar... há muito que não pego em Francisco Coloane e veio assim, uma súbita vontade de cheirar essa brisa brutal da vida; esta sua lembrança vou tentar encontrar por aqui, até porque devo ainda muitas horas a Jorge Amado]
ResponderExcluirum imenso abraço, Elisandra
lonardo B.
Não sou muito fã de Jorge Amado, mas esse livro é legal...
ResponderExcluirParticipe da PROMOÇÃO "O Albatroz Azul", uma parceria dos blogs Compartilhando Leituras e Amante dos Livros e Afins. ACESSE JÁ amantedoslivroseafins.blogspot.com e PARTICIPE DESSA PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
ResponderExcluirOlá Elis!
ResponderExcluirLi Mar Morto na adolescência, e adorei; lembro de ter chorado muito em algumas partes. Na verdade, foi o livro do Jorge Amado que eu mais gostei.
Sua resenha está muito boa, me deu vontade de ler o livro novamente. ;-)
Grande abraço!