quinta-feira, 14 de abril de 2016

Dançando sobre cacos de vidros - Ka Hancock

*Parceria Editora Arqueiro*
Adicione no Skoob

Título: Dançando sobre cacos de vidro
Autor/a: Ka Hancock
Editora: Arqueiro
Páginas: 336

Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles.

Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente.

Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética.

Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.


******************

Estava conversando por Whatsapp com amigos literários, contando o quão difícil poderia ser falar aos nossos leitores sobre uma obra que favoritamos. Sobre uma obra, que pode te levar ao fundo do poço e depois de erguer até a borda. Se você é mulher, mãe, tia; se sabe o que é amar ou ser amado; se possui sentimentos de carinho por alguém e principalmente se é um romântico(a), você vai chorar. 

Derramará muitas lágrimas, se revoltará, mas me prometa. Que se for ler essa obra, lerá até a última palavra. Porque se você desistir ou abandonar por que não se sente bem, jamais chegará a borda do poço, quando olhar novamente para essa capa ou para o nome desse livro.

Quando algo causa grande impacto, queremos parar, desistir ou mesmo mandar nossa vida pro alto. Calma não pensem que você faria algo errado. Bem de repente até faça, mas o caso é que se não souber sentir a tristeza e a dor no coração, como irá se erguer para voltar ao seu centro. Mickey e Lucy, são pessoas fortes e fracas. Afinal todos nós temos os dois lados, uns mais, outros menos, depende de como foi nossa vida até aqui. Mas se você parar para pensar agora, você sabe que muitas pessoas se importam com você.

Hoje uma pessoa só fica sozinha se realmente quiser, mas ainda assim é difícil. O Dr. Gleason Webb (psiquiatra), personagem importante no livro, mostra que todos somos um pouco quebrados, mas que para tudo há solução e aceitação. A família de Lucy (Lucille) é tão real, que parece que as conheço. Priscilla é a irmã mais velha, uma mulher que se tornou mais dura com tudo que sofreu. Lily (Lilianne) a irmã do meio é doce, puro coração, casada com Ron, seu amigo desde a infância, mostra o quanto são fortes por passarem por tantas provações. Charlotte médica da família, é quem tenta segurar as pontas a cada exame que essas três irmãs realizam. 

"- Quem cuida de você? Quem o ajuda com os remédios e diz se... Sei lá, se está pirando? Quem junta os pedaços quando você desmonta?" (pg. 37)

"Naquele momento percebi que não valeria a pena viver sem Mickey Chandler. Eu o amava de todo coração. Mesmo com todos os seus problemas." (pg. 101)

Ao ir conhecendo esses e outros personagens vamos pensando o quão trágica nos parece a vida deles. Pensamos que nada pode ser tão ruim quanto viver dessa maneira, e então quando percebemos o amor desse casal, ficamos certos que por mais difícil que tudo seja, eles se concentram nos bons momentos, nas alegrias e aprendem a conviver da melhor forma possível. Até que uma promessa do contrato que realizaram se quebra e tudo pode desmoronar.

""Nós dois iremos cometer erros", falou, mas oferecemos equilíbrio um ao outro. Então acalmou meu pulso acelerado com as seguintes palavras: "Você vai ser um pai maravilhoso. Vai dizer a essa criança todos os dias quanto ela é amada, não importa o que houver. E ela vai acreditar, porque será verdade. E o fato de ela acreditar nisso do fundo do coração será suficiente para aplacar todo o restante."" (pg. 102)

Chorei muito, doeu não vou negar. Parecia que eu estava lá sofrendo tudo aquilo. Sei que minha dor sentimental não chega nem perto, no entanto as emoções são tantas, que posso dizer que cada vez que eu lembrar desse livro ou desse título, lembrarei de boa parte do que senti.

"A morte não é o fim, Lulu, e não dói. E, se não tiver medo, você pode vigiá-la e estar preparada..." (pg. 169)

"- Eu não perderia por nada a oportunidade de me sentar a seu lado, Lucy - falou, sorrindo. - Já vivi o bastante para me dar conta de que o acaso não existe. Viajo o mundo todo. Não se surpreenda se um dia eu aparecer na Midlothian (escola onde Lucy leciona) só para saber como você está." (pg. 217)

O texto em itálico na página 250, no início do capítulo 27, é primoroso e sei que cada um que leu, vai concordar comigo, é sobre a perda de alguém e a dor que isso causa.

"Diga que eu a amarei para sempre e fale para ela não ter medo. Nem da vida nem da morte. Diga que, se eu jamais tiver a chance de abraça-la ou de beijar seu rosto, sei que farei isso um dia. Diga, Lil, que ela é meu incrível milagre. E lhe diga todos os dias quanto amei o pai dela. " (pg. 326)

Sei que vocês desejariam que eu contasse de uma vez todo o livro, mas qual seria a graça? Mesmo sofrendo, saiba que se você se interessou um pouquinho, você deve ler e passar por tudo que passei. E claro desejo que suba a borda do poço comigo.

6 comentários :

  1. Aiiii Elis!
    Eu chorei rios lendo esse livro!
    Que coisa mais linda e sensível! Só e lembrar, fico com os olhos marejados!
    Adorei a sua resenha, ficou tão sensível e linda quanto o livro!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  2. tinha outra imagem da história e estou bem curiosa agora que li a sua resenha, espero ler e me emocionar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Elis!
    É o tipo de livro que gosto de ler...
    “É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis, que resenha sofrida amiga! Entendo bem quando os livros são capazes de causar tantas sensações e sentimentos na gente, que é impossível não chorar junto com os personagens e sentir a dor deles. Tenho muita vontade de ler este livro, conheço muita gente que gostou e recomendo assim como você!

    Um beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elis!
    Eu já vi várias pessoas elogiando esse livro. Ele parece ser bem tocante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  6. É, mesmo sabendo que é um livro incrível, eu agora estou na dúvida em se leio ou não porque me deu medo de tanto que você colocou seus sentimentos nesta resenha. Pode ser dolorido mas com bons resultados mas pode ser muito dolorido e só. Acho que vou deixar passar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!