Avaliação A Magia Real: 4/5
Adicionem no Skoob
Opiniões no Orelha de Livro
Título: Enfeitiçadas
Subtítulo: As crônicas das irmãs bruxas I
Autor/a: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Em Enfeitiçadas conhecemos Cate, Maura e Tess. Três irmãs bruxas que perderam a mãe. Cate a mais velha tenta seguir a promessa que fez e mantê-las no anonimato e protegidas. Pois os Irmãos - que são os homens da sociedade - não permitem a magia, somente o pior pode acontecer se forem descobertas. Mas quem disse que por trás de alguns segredos, não aja um maior que está fora do controle de Cate. E uma profecia que fará com que tome decisões que não deseja. Ela está próximo de completar 17 anos, a idade em que as moças dessa sociedade devem anunciar se irão se casar ou se devotarão a Deus. Caso a própria não escolha, os Irmãos irão traçar seu destino.
Apreciei a maneira com que a história foi elaborada, com as mulheres que são bruxas com medos dos Irmãos, homens que acreditam que a mulher não deve pensar e nem desafiar suas decisões, claro que isso me deixou revoltada, mas durante a leitura notamos que nem todos são assim. E bem ter de decidir praticamente sua vida aos 17 anos me deixou um pouco assustada, não o que faria se fosse eu mesma a decidir. O romance na história me encantou, me fez voar pelas páginas para saber quem seria o eleito Finn ou Paul. Confesso que gostei mais de Finn por sua inteligente e por amar livros. Paul mesmo sendo um homem admirável, não está disposto a entender os motivos de Cate, por isso perdeu pontos comigo.
Maura é a irmã do meio e tem um temperamento um pouco revoltante, mas notamos que ela somente não era compreendida. Tess a irmã mais nova é um amor, calma e sincera. Sabe como acalmar os ânimos das duas mais velhas. Presenciando as três juntas e ao descobrir a profecia em sua totalidade, meu desejo é que aja um meio de que no final tudo de certo.
O que me deixou bem chateada, mesmo sabendo que esse é o primeiro volume da trilogia, é que elas tem o dom da magia, mas não sabem usá-lo o suficiente, porque sua mãe falecida colocou na cabeça de Cate que ser bruxa não era um dom e sim uma maldição. Em certas partes da leitura me vi frustada por ela não usar da maneira certa o que sabe para se defender. Mas creio que isso se deu para nos revelar quem era a pessoa que a fraternidade buscava realmente. Posso lhes dizer que o final me deixou embasbacada, mas é justificado. A degustação do segundo volume no final do livro, não mostrou muito do que está por vir, mas espero que alcance minhas expectativas.
A autora escreve de maneira a nos prender em suas cenas, me senti no século XIX com suas descrições, que não são nada cansativas e sim interessantes. E imagino que criar certas cenas, sendo que estamos numa atualidade tão liberal, deve ter a deixado frustada, fiquei com muita vontade de bater em certos personagens. Uma leitura agradável que fará as pessoas apaixonadas por bruxas e romance se encantar com essas jovens que só querem tomar suas próprias decisões.
Me encantei com a capa e a diagramação criada pela editora Arqueiro que está de parabéns. E claro que não poderia finalizar esse post sem lhes deixar meus quotes preferidos:
"- Bom, então ele e eu vamos ter que concordar em discordar nesse ponto. Para que ser um livro se não dá prazer?"
(pg. 88)
"Passo por Finn e me ajoelho na frente do emaranhado de rosas. - Ainda tenho o meu exemplar. Só não tenha mais tempo de ler.
- Essa foi a coisa mais triste que ouvi hoje - declara Finn, e passa a mão pelo cabelo desalinhado. - Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija."
(pg. 89)
"- O que foi? Não tem nenhum livro no bolso do casaco?
- Na verdade, tenho. Mas só o pego quando a companhia é entediante."
(pg. 117 e 118)
"- Não escolhemos quem amamos. Nem paramos de amar quando as pessoas ficam difíceis."
(pg. 212)
Beijokas Mágicas Elis!!!
parece um bom livro, mas ainda não entrou na lista de desejados
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/