quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ano novo....Desafio novo!!!!!!!!!


Olá pessoal, nesse ano de 2010 participei do desafio literário que era ler 12 livros um por mês durante um ano, to meio atrasada, mas espero colocar o atraso em dia e concluir antes que o ano termine. Para não dizer que não cumpro nada...rsrs...eu estava em três desafios, um deles era ler 50 livros, esse eu já cumpri, pois já passei dos 72...\o/...tinha outro em uma comunidade do orkut que também eram 12 livros, mas estou atrasada nesse também e creio que esse sim, não poderei concluir, mas sem problemas, faz parte afinal sou uma mente só...kakaka.
O que vim lhes informar é que irei entrar em 2011 no Desafio Literario @DL_2011
Então lá vai minha lista:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil

No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.
1- Alice no país das maravilhas e Alice no país do espelho - Lewis Carrol
2- Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K Rowling
3- O Mar de Monstros - Rick Riordan

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?
1- Resistência - Àgnes Humbert
2- Renato Russo - O Filho da revolução - Carlos Marcelo
3- O menino de pijama listrado - John Boyne


Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!
1- As Brumas de avalon - A Senhora da magia - Marion Z. Bradley
2- As Brumas de avalon - A Grande Rainha - Marion Z. Bradley
3- As Brumas de avalon - O Gamo-rei - Marion Z. Bradley


Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?
1- O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams
2- Fortaleza Digital - Dan Brown
3- Atlantis - David Gibbins


Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?
1- O livreiro de Cabul - Asne Seiertad
2- Rota 66 - Caco Barcellos
3- Morcegos Negros - Lucas Figueiredo



Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.
1- Romeu e Julieta - William Shakespeare
2- O Beijo no Asfalto - Nelson Rodrigues
3- O Pagador de Promessa - Dias Gomes


Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.
1- Lázarus - Georgette Silen
2- Lemniscata - Pedro Drummond
3- O Mestre dos Dragões Vermelhos - Alexandra Jahnel

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.
1- A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
2- A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
3- Senhora - José de Alencar

Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!
1- Ethernity: A Guerra dos Anjos - Marsón Alquati
2- Dez (quase) amores - Claudia Tajes
3- A vida sexual da mulher feia - Claudia Tajes


Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?
1- O homem duplicado - José Saramago
2- Travessuras da manina má - Mario Vargas Llosa
3- O amor nos tempos da cólera - Gabriel Garcia Marques


Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.
1- Zumbis - Varios autores
2- Tratado secreto de magia - varios autores
3- O Caso de Charles Dexter Ward - H.P. Lovecraft


Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de dezembro de 2011 será uma surpresa para todos).
1-
2-
3-

Beijokas e Bom Desafio a todos!!!!!!!!!!!

2 comentários :

  1. MAis um desafio neh menina!!! Muito legal!!! TBm estou dentro! ADorei a lista!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!