
Bem primeiramente essa é uma da memórias mais emocionantes que já li.O livro é contado com uma riqueza de detalhes que surpreende, me vi triste e enfurecida em várias passagens da história. Como pode alguém sofrer tanto, passar por tantas coisas e ainda manter uma fé numa paixão quase impossível.
Eu tenho consciência que minha vida é muito boa perto da de milhares de pessoas, mas quando presencio leio algo assim é como se eu vivesse cada etapa, e sei que se eu fosse a personagem eu teria desistido bem no inicio, pois uma dos meus defeitos é ser teimosa e correr atras do que acho certo. E a personagem não teve essa opção. Eu creio que não conseguiria me humilhar ou deixar que ferissem meu orgulho.
Sei que o instinto humano é sobreviver não importa o que aconteça, mas creio que eu dificultaria ao máximo minha vida se eu fosse a Sayuri, e sei que sofreria as piores consequencias.
Admiro o autor que conseguiu demonstrar tanto sentimento numa história ficticia.
E o modo como ele conduz as pessoas para dentro desse mundo é fascinante.
Vale a pena ler, além de conhecer uma nova cultura se pode descobrir que há na verdade Gueixas e Gueixas...como há mulheres e mulheres.
O que quero dizer é que há dois tipo de pessoas no mundo,que as vezes as pessoas dão um significado geral para as duas sendo que não existe esse significado já que cada pessoa é única.
Recomendadérrimo...Nota 10...Beijokas elis!!!!!!